Procurar:

Sobre o crescimento ao viajar

Share it Please

                    964931_3347_625x1000

A expectativa associada a uma viagem evolui na mesma proporção em que existe a consciência de que se vai contactar com estímulos diferentes, fruto de paisagens diferentes, de sociedades diferentes, no fundo de uma perspectiva completamente nova sobre a forma de ver o mundo e de o viver.

Embora hoje se possa registar com minúcia todos detalhes de uma jornada turística e ainda produzir mil e uma perspectivas fotográficas sobre os sítios no quais somos turistas, a verdade é que não há como passar para esses depósitos de imagens e videos, o espírito e o espaço mental que se descobre aquando da visita de um novo local, de um novo povo.

O homem tem uma enorme facilidade de aprender tendo como intermediários os sentidos, e nada melhor para aproveitar esses recursos biológicos do que nos permitirmos conhecer um sítio novo, quiçá um país novo, e abrir os poros dos sentidos para uma completa exposição ao que desse lugar novo emanar.

Talvez assim possamos regressar ao que chamamos casa enriquecidos, ainda que previsivelmente com os bolsos mais leves. Viajar é como ler um livro cujas páginas estão longe de estar impressas, requerendo ao leitor que as procure para que se revelem e para possam ser lidas. Viajar é, então, um convite à leitura espontânea dos outros e dos lugares em que vivem, uma construção mental que se estrutura em função da curiosidade, interesses e motivação dos que partem em busca de saber mais.

Todos os dados que fluem para a nossa mente quando nos confrontamos com gente de regiões até então desconhecidas, são somados à estrutura mental e fazem de nós pessoas mais ricas, com uma visão muito mais abrangente e transversal.

A cultura individual cresce com o alargamento das perspectivas, qualquer perspectiva que considere múltiplas realidades diferentes será sempre mais valiosa, pelo que cabe a cada um dé nós aproveitar as oportunidades, como a de viajar, para crescer mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...