Procurar:

Sobre as apresentações em público

Share it Please

                     1227650_51eb_625x1000

As apresentações em público permitem estudar a personalidade das pessoas de uma forma bastante particular e interessante.

É curioso reparar como existem pessoas que se modificam completamente quando têm de fazer uma exposição em público, tal como a apresentação de um trabalho. Se é verdade que existem certos pormenores cuja modificação pode parecer de certa forma óbvia, como a forma de vestir ou o uso de linguagem mais cuidada, também o é o facto de certas pessoas levarem a cabo alterações invulgares no contexto da sua natural forma de ser, ou ainda de não levarem a cabo assim tantas modificações como isso.

O ponto central de uma apresentação é que aquele que apresenta sabe que necessita de trabalhar em função do público que tem, de transmitir as mensagens de forma a que sejam percebidas por todos e, como tal, é normal criar-se uma postura de genuína vontade e transparência que visa maximizar o desiderato da apresentação ser um sucesso.

Pessoas há que se preocupam muitíssimo com as reacções dos outros no decorrer das apresentações, o que pode ter duplo efeito porque pode ajudar a tranquilizar como pode perturbar e enervar mais. Outros apresentam fixando-se numa ou duas caras conhecidas ou de segurança, e aí ficam tentando ganhar conforto explicando a esses e esperando que os demais entendam.

Pode-se falar num certo altruísmo provocado, quando se pensa nas apresentações, uma vez que o apresentador pode ter tendência a dar ao público o que este quer e com isto ir lendo exactamente o rosto da plateia para ir captando as reacções que permitem identificar aquilo que o público anseia.

As apresentações permitem exteriorizar a forma como nos vemos, já que a nossa postura e forma de apresentar funcionam como sinais dessa auto-avaliação, pelo que todas as manifestações, quer sejam de seriedade, de humor ou de stress, constituem evidências do que sentimos, e, no limite, porque não, daquilo que achamos que somos para a nossa plateia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...