Procurar:

Sobre as coincidências

Share it Please

                       1108947_8548_625x1000

Sendo o homem um animal que, entre outras coisas, se especializou na detecção de padrões e cujo futuro passará cada vez mais pela interpretação de dados aparentemente desconexos e extrair deles pacotes de informação unidos por lógicas obscuras, as coincidências surgem como um produto desse modus operandi.

No livro O Pêndulo de Foucalt, de Umberto Eco, é explorada a forma como se podem criar conexões entre factos mediante a busca desenfreada e despropositada de ideias que tenham algum elo comum, ainda que todo ele possa ser um exercício forçado.

Os signos do zodíaco, que persistem em preencher um cantinho em qualquer publicação jornalística, perseguem as coincidências de forma descarada.

Numa perspectiva céptica, talvez seja possível entender as coincidências não como a compilação ou descoberta de factos que se ligam por um fio condutor bastante específico, mas antes como a invenção ou descoberta de um fio condutor que agrega diferentes factos de entre uma infinidade deles, e que subtilmente inverte a posição do exercício, levando a um subtil permutar de perspectiva e a um verificar que, afinal, são os factos que se encaixam na ideia e não o contrário.

Os milagres e todos os actos de fé relacionados com ligação de factos têm a sua propulsão no seio das coincidências que podem acidentalmente resultar da associação da crença religiosa a vicissitudes da vida.

Serve portanto este texto notar que investir demasiada atenção e energia na detecção à lupa de coincidências que visem fundamentar qualquer tese que possamos pretender defender, constitui uma actividade de alto risco, na medida em que a probabilidade de a contaminarmos com imparcialidade na pesquisa dos factos é tremenda.

Cabala é o nome dado a concidências que resultam de compilações de factos maléficos ou negativos sobre alguém. Álibi é o facto que nos permite contestar objectivamente a validade de uma coincidência, a bóia de salvação contra a imparcialidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...