Procurar:

Sobre a manipulação dos outros

Share it Please

                            817581_4b96_625x1000

Tal como canta João Pedro Pais numa de suas músicas, “ninguém é de ninguém, mesmo quando se ama alguém”. Faço deste o ponto de partida para um texto que procura desvendar as dinâmicas de sedução e indução dos outros mediante aquilo que é a nossa vontade ou desejo.

Quando estamos manifestamente investidos de boas intenções, é desconfortável e porventura horripilante utilizar o termo manipulação como descrição do efeito da nossa vontade sobre os outros. Todavia, é importante ter a coragem de verificar até que ponto a nossa própria vontade de ajudar ou de complementar o trabalho, ideias, esforço ou dedicação de alguém não conduzem a uma influência de tal magnitude que a pessoa visada dê consigo a ser empurrada para algo que não quer.

Quando se gosta de alguém, é normal que surja um sentimento de protecção relativamente ao outro, sentimento este que pode conduzir a que tentemos evitar que essa pessoa escorregue ou se precipite para situações dispensáveis e desagradáveis.

Contudo, é crucial ter atenção para o facto de os outros terem direito ao seu próprio espaço e à sua própria liberdade para fazerem as coisas do modo como lhes parece ser certo ou adequado, em suma, o seu modo.

Vistas bem as coisas, que serventia tem evitar a todo custo uma qualquer vicissitude desagradável que a pessoa em causa poderia não estar a ver, para depois, devido à manipulação usada, se criarem problemas internos entre os elementos envolvidos?

Ao chamar manipulação dos outros, incluem-se coisas como jogos psicológicos, chantagens, ataques morais, mentiras oportunas, ou seja, agregam-se diferentes formas de influenciar radicalmente os outros.

Termino relembrando a frase com que principiei esta reflexão: por muita vontade de ajudar e fazer bem, que o amor por alguém possa provocar, o outro será sempre alguém com direitos e alguém a quem se deve respeitar o direito à própria identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...