Procurar:

Sobre o GPS e os taxistas

Share it Please

                              762820_077c_625x1000

O sistema de posicionamento global, usualmente conhecido pela sua sigla, GPS, é hoje uma ferramenta profusamente difundida na sociedade, acumulando adeptos de forma convencida devido à sua inegável utilidade.

Na linha do que a tecnologia tem vindo a representar para algumas actividades profissionais, o GPS atenta contra aquilo que eram os taxistas e a sua actividade profissional até então. O taxista representava alguém que conhecia as ruas, os caminhos, as vias, alguém que, numa base empírica, saberia opinar sobre a escolha de trajectos, a ponto de ser por excelência a figura para dar indicações a qualquer motorista perdido ou desorientado. A profissão de taxista representava tudo isto de forma incomparável e porventura inigualável. Ora o GPS veio anular as competências que faziam dos taxistas autênticos especialistas nos trilhos urbanos, tornando-os de certa forma num GPS artesanal e simbólico.

Este é apenas mais um exemplo dos inúmeros casos em que certas profissões foram abaladas no seu âmago existencial pela tecnologia, a qual lhes retirou o charme, personalização, relevância, em detrimento da dispersão de competências que antes se denotavam únicas e decisivas.

No livro A Caverna, José Saramago expõe claramente os efeitos colaterais da tecnologia e de tudo que ela proporciona. Se, no livro, a actividade de oleiro se banalizava com a chegada de centros comerciais vendendo vasilhas e recipientes de outros materiais feitos de forma massiva, no caso dos taxistas a dispersão massiva de GPS pelos motoristas, entre outros, torna obsoleta a sua especialidade nos percursos rodoviários.

Esta é a sina involuntária das profissões mais tradicionais. A falta de soluções para os que são despojados das suas profissões de toda uma vida, constitui um mote para a defesa do conservadorismo, embora todos saibamos que o progresso é imparável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...