Procurar:

Sobre as cunhas

Share it Please

727162_c5aa_625x1000

Quem não conhece o factor cunha essa popular instituição que tão bons serviços tem prestado à facilitação da obtenção de emprego ou ao benefício de pessoas singulares num vasto campo de aplicações?

Toda a gente tem a noção de que um contacto é um bem valioso, mais valioso até do que um currículo, pois se o segundo é um toque na campainha da porta de entrada, a verdade é que o primeiro é muitas vezes o escancarar dessa mesma porta.

As relações entre as pessoas assentam muito no conceito de favores e favorecimentos, de tal forma que não é preciso muito para que cada um faça valer os seus contactos para obter benefício de qualquer forma, contornando muitas vezes a via natural a seguir.

Na ausência do devido elo relacional que fundamenta e sustenta o accionamento das cunhas, a cunha passa a ser um estorvo e um tremendo um abuso de confiança. Em tempos ditos de crise, em que as oportunidades são mais disputadas e como tal mais pessoas obrigatoriamente ficam de fora, a cunha é muitas vezes a milagrosa tábua de salvação a que muitos se agarram, em actos quase de desespero.

É imoral criticar quem está desesperado e procura todas as formas possíveis de resolver o seu problema, mas convenhamos que se torna patético andar a esmiuçar o leque de contactos que se vai fazendo na vida, com vista a encontrar eventuais alvos sobre os quais incidir o factor cunha e assim resolver um problema de empregabilidade.

A maior parte das pessoas que procuram obter pela cunha o que não conseguem pela via convencional e desejável, ou seja, pela concorrência justa com outros candidatos, acaba por se tratar de gente exploradora, que normalmente se lembra das relações quando precisa de um favor, normalmente quando pretende accionar o dito factor cunha. É difícil dizer dessa água não beberei, pois nem sempre a cunha é voluntária ou perniciosa, mas a verdade é que esta é uma tradição que moralmente repugna e indubitavelmente anti-democrática. A crise só a veio acicatar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...