Procurar:

Sobre a comparação anual dos fenómenos

Share it Please
723342_df53_625x1000

A prática jornalística comum recorre inúmero vezes à comparação de alguns factos noticiáveis com o ano civil imediatamente anterior, mais precisamente com o período homólogo do ano transacto.
Vemos isto na análise dos dados económicos, mas também nos acidentes rodoviários e mortes na estrada, ou ainda relativamente aos incêndios, secas ou inundações.

A comparação é sempre uma estratégia de se poder dar profundidade à notícia e concede também a possibilidade de discutir os eventuais motivos que possam justificar a diferença ou semelhança entre os valores atuais e os de anos anteriores.

Qualquer pessoa que estude Engenharia, sabe que uma linha tendência que procure explicar um fenómeno temporal, requer o máximo número possível de pontos do tipo "fenómeno vs. tempo" para que seja credível e para que se aproxime o suficiente da realidade. É inútil procurar explicar um fenómeno que demora 3 anos com dados relativos a 2 meses ou 1 ano.

Voltemos então ao jornalismo, e verifiquemos que muitas vezes a prática jornalística é curta e leva a conclusões e deduções erradas. Sendo tão fácil, nos dias que correm, armazenar informação, seria desejável que os meios noticiosos pudessem recorrer mais à estatística para avaliar verdadeiramente as tendêncidas dos fenómenos que vão anunciando.

Qualquer pessoa que olhe para um gráfico em que se representam os dados dos incêndios, das cheias, da seca, da economia, num período temporal de 5-10 anos, poderá perceber por si o que tem acontecido, como também poderá dar-se conta da existência de um comportamento padronizado que só é detectável se a representação gráfica contemplar uma gama temporal alargada.

Penso que tal medida contribuiria para um jornalismo mais eficiente, visto que embora as pessoas possam ter memória curta, isso não legitima a prática jornalística a reportar-se constantemente ao ano anterior, para mal dos ciclos bianuais, trianuais e por aí fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...