Procurar:

Sobre o comparar Portugal com o mundo

Share it Please

702048_2bc8_625x1000

Tive a sorte de já ter viajado para fora do país e uma sorte ainda maior por ter vivido fora de Portugal. Para os que cá estão e que nunca tiveram a oportunidade de sair acredito que se torne complexo encontrar um termo de comparação minimamente fundado para situar Portugal e ser português com e no o resto do mundo.

Em verdade, poucos têm essa oportunidade de se tornarem conhecedores do que é o nosso país e a nossa cultura pela via da comparação. Só quem sai e mergulha substancialmente numa nação diferente da nossa, por um período razoável, consegue vislumbrar os nossos pontos fortes e fracos de forma transversal e mais realista.

Problemas que identifiquemos na nossa sociedade podem afinal de contas ser problemas de toda uma Europa, de todo um mundo ocidental, de todo um mundo moderno, e nós, uma vez subtraídos da capacidade de nos sabermos situar face à vizinhança, podemos cometer o erro de acreditar que só Portugal padece do problema.

Viver fora confere ao bafejado por essa sorte a peculiar oportunidade de construir uma imagem comparativa de Portugal relativamente a outro país, como um todo, o que é certamente melhor do que receber informações parcelares em muitos relatórios de diferentes organismos, que posicionam Portugal em questões pontuais e não permitem que se obtenha uma visão generalizada do país e do estado das coisas.

No meu entender, perde-se muito tempo a ouvir pessoas que cá estão a falar sobre o que é nacional. Talvez houvesse mais interesse em confrontar as perspectivas dos portugueses que estão dispersos pelo mundo com aquelas dos que estão por cá, para assim se aferir em que aspectos as visões estão desfasadas e, no limite, em que medida estamos erroneamente iludidos ou desiludidos com o nosso país.

Não haja dúvidas que o mundo é grande demais para que nos sintamos satisfeitos pelo que conhecemos via televisão ou internet. Importa chamar os portugueses que estão fora para se perceber o que de facto são os “nossos” problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...