Procurar:

Sobre alguns políticos e sua interacção

Share it Please

968132_2444_625x1000

Nos últimos dias, Portugal tem assistido à campanha eleitoral para as eleições legislativas que se avizinham. Ao assistir a um dos vários debates promovidos, creio eu, com vista ao esclarecimento do eleitorado, dei conta de diversos aspectos que gostaria de realçar e referir.

Existe uma intensa e objectiva procura pela identificação de diferenças, quandos estas não são óbvias, de forma a que os candidatos não acabem por se esgotar um no outro. Em alguns momentos, a sede de distanciamento é de tal modo procurada, que os candidatos avançam para a prova dessa divergência sem saber bem o que querem dizer ou em que medida essa diferença de facto existe. Embora se perceba que quem se quer apresentar como alternativa, numa dada eleição, pretenda mostrar características e ideias distintas, é praticamente impossível evitar semelhanças em algum ponto ou ideologia. Preferia que se confirmassem as semelhanças, quando elas existem, do que que se desvie a conversa e fuja a esses assuntos em que os candidatos e suas propostas se intersectam.

Depois, outro aspecto que caracteriza certos candidatos, é que quando convidados a falar sobre a Saúde, a Justiça ou a Política Fiscal, enquanto temas gerais e que exigem projectos gerais, se centrem exageradamente em situações particulares. Chega-se a investir o tempo todo a falar de casos particulares que em nada servem para justificar um projecto para a área em questão, mas que pela via da dramatização consegue atingir um mediatismo que desvia totalmente as atenções para o que seria essencial: o âmago das suas propostas gerais.

Finalmente, dizer apenas que as análises que se fazem das pessoas com ligação à política, por qualquer candidato ou mero político, são predominantemente condicionadas pela cor política associada à pessoa visada, o que imprime uma extrema previsibilidade nas opiniões e dissemina falsidades amiúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...