Procurar:

Sobre o desempenho da comunicação social

Share it Please

Retomo um tema que já foi de alguma forma por mim explorado no fim de 2007, aquando de algumas reflexões sobre a televisão e os meios noticiosos.

Confesso que desde então ainda não consegui acalmar o assunto, embora seja incontornável acrescentar que a própria sociedade tem vindo a esbarrar no assunto periodicamente, devido aos sucessivos problemas que a falta de isenção nos órgãos noticiosos gera.

Dados do Pew Research Center, relativos aos EUA, chamaram-me a atenção na medida em que poderão conferir uma dimensão mais pragmática do desempenho dos órgãos de comunicação social norte-americanos. Embora não seja de todo legítimo olhar para estes resultados sob o ponto de vista português, estou em crer que por cá, pelo menos em termos de tendência, as coisas não serão diferentes.

Em primeiro lugar, chamou-me a atenção um índice que avalia a percepção que a sociedade tem sobre a comunicação social, relativamente a noticiar os factos correctamente, ou seja, sem truncar ou adulterar os factos noticiosos originais. De 1985 a 2009, a percentagem de pessoas que afirma que as notícas são noticiadas correctamente quase caiu para metade.   Comunicação Social Noticia Correctamente

Por outro lado, e tendo em conta as polémicas recentes sobre a interferência externa nas linhas editoriais da imprensa, importa registar que se já em 1985 a percentagem de pessoas que afirmava haver parcialidade nos meios noticiosos superava os 50%, em 2009 essa percentagem ronda os 75%. Comunicação Social é parcial

Estes dois resultados, embora digam unicamente respeito ao panorama noticioso norte-americano, registe-se bem, permitem pensar em como a comunicação social tem vindo a degradar os valores sobre os quais o código deontológico dos jornalistas foi elaborado. Enquanto cidadão, a sensação que tais resultados espelham já existia no meu íntimo, tendo ficado a faltar simplesmente uma expressão quantitativa da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...