Procurar:

Sobre as vindimas como enriquecimento cultural

Share it Please

1096850_3120_625x1000

Nas grandes cidades portuguesas, à imagem do que acontece com as grande metrópoles do mundo, multiplicam-se as pessoas com fracas ou mesmo nenhumas ligações com o mundo rural.

Talvez porque o nosso país se manteve anos a fio subjugado à realidade rural e isso simbolize a forma como o país era pobre ou atrasado face a congéneres europeus, a agricultura adquiriu um estatuto de desprezo e total esquecimento por parte da sociedade. A renovação das gerações caminha cada vez mais para o corte de relações com o mundo rural, fruto do definhar da nossa agricultura, mas também da ausência de interesse por matérias que não estão, assuma-se isso, na moda.

Nos tempos de hoje fala-se bastante de enriquecimento curricular como forma de melhorar a formação e ser-se especificamente instruído, daí me haver lembrado que uma possível invenção do termo enriquecimento cultural, seguindo uma lógica idêntica, talvez capacitasse e dotasse muita gente de uma formação prática e objectiva sobre pequenas coisas importantes que o mundo rural preserva num estado puro.

Uma dessas sessões poderia perfeitamente resumir-se à participação integral numa vindima, com tudo o que isso representa em termos de esforço físico, convívio, envolvimento social, perpetuação da tradição, obtenção do espírito e entrega colectiva num objectivo comum.

Uma vindima pode ser uma reflexão sobre a vida antiga mas também sobre a vida de hoje. Só sentindo as dores musculares das limitações da força humana se consegue perceber o inegável valor das máquinas. Só participando nas diversas brincadeiras e conversas que circulam pelos vindimadores e os distraem de um trabalho repetitivo e cansativo, se consegue perceber o que é motivação de grupos. Em última instância, só participando se poderá perceber no que foi ser português e a nossa história recente.

O citadino que nunca for rural, terá uma lacuna de enriquecimento cultural insonegável

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...