Procurar:

Sobre o léxico da moda

Share it Please

O léxico da moda flui por entre os usuários de um língua a ritmos tais que basta pouco tempo para que um termo que suscite curiosidade, vontade de rir ou qualquer outra coisa estimulante, cruze o país e se disperse pelas incursões linguísticas de quase todos.

Se o acesso às palavras e à riqueza de vocabulário depende da vontade de aprender novas palavras e de contactar com estas quer seja pela leitura ou por outros meios possíveis, a verdade é que aqueles cuja actividade profissional é de visibilidade acrescida têm uma oportunidade - que de tão boa quase roça o dever – de contribuir para a sociedade através da introdução de termos menos corriqueiros.

Para abordar esta ideia de forma pragmática, convido qualquer pessoa a dar uma vista de olhos ao que aconteceu às pesquisas online da palavra “esmiuçar” num site que tem um dicionário online que costumo consultar.

Imagem1

Não haja dúvidas que este “esmiuçar” que saltou de umas poucas centenas de pesquisas por semana para quase quatro mil, é explicável por um programa de comédia que estreou no terceiro canal televisão portuguesa aberta.

Logo que encontrei esta representação, pensei não só na mais-valia que este tipo de tratamento de dados pode proporcionar aos cidadãos que os descubram. A estatística só vem ajudar a mostrar como somos susceptíveis daquilo que consumimos nas televisões, rádios, internet, em particular daquilo que está na moda e que se assume temporariamente como padrão.

E porque a qualidade da nossa expressão depende em último caso desta descoberta de novas palavras que nos capacitem de melhor destreza descritiva, explicativa ou expositiva, julgo ser de acrescida importância cultivar o bom uso da nossa língua, como por exemplo se faz nos desenhos animados em que por vezes os personagens primam por uma boa dicção e por palavras desafiantes para crianças. Assim precisam os adultos.

1 comentário:

  1. Parabéns menino, continuas com essa capacidade incrivel de crítica que adoro =)

    Nice to "read" you again

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...