Procurar:

Sobre os muçulmanos, seus países e o terrorismo

Share it Please

Se alguém na rua me surpreendesse há coisa de duas semanas perguntando-me quais os 3 países com maior comunidade muçulmana no mundo, estou absolutamente certo que falharia as 3 hipóteses que ousasse arriscar. (Desafio o leitor deste texto a pensar para si mesmo na resposta que daria e a guardá-la para si.)

É curioso sentir que o ocidente sente interesse pelos muçulmanos não pelo valor intrínseco desta religião e dos culturas dos países em que esta é mais difundida, mas porque o islão passou a ser, em certa medida, uma pedra no sapato da segurança do ocidente. Nas cabeças de muitos europeus e americanos, os muçulmanos são sinónimo de ameaça, já que é estabelecida uma correspondência emocional entre estes e o terrorismo ou o radicalismo e ainda com o Médio Oriente, de onde diariamente se ouve falar de mortes e caos.

Ora é precisamente neste contexto que achei interessante ficar a saber, através de um estudo do PEW Reseach Center, que no Médio Oriente residem menos de 20% do total de muçulmanos existentes no mundo inteiro. Convido-o a analisar a imagem abaixo, e a confrontá-la com a resposta que havia guardado para si alguma linhas acima.

Muçulmanos in the World

Serve este exercício fazer notar a falta de conhecimento generalizada sobre o mundo islâmico e sobre as nações que mais simbolicamente o representam. Numa abordagem simbólica, para muitos de nós, não haja dúvidas de que o Irão, o Iraque ou o Afeganistão surgem como os países que parecem melhor representar a comunidade muçulmana. São o rosto geográfico das ameaças ao mundo Ocidental e isso é capital para o senso comum sobre a matéria.

Embora os noticiários diariamente nos reportarem notícias que envolvem muçulmanos, a nossa ignorância parece só ser comparável em dimensão ao medo que o terrorismo nos provoca, e que nos faz confundir um universo muçulmano sem o qual o mundo não seria o mesmo, com um bando de criminosos manipuladores e mentecaptos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...