Procurar:

Sobre o filme “O Sexo e a Cidade

Share it Please
1116160_f4f1_625x1000

Sugestionado pela visualização do filme “O Sexo e a Cidade”, sou levado a especular sobre o sucesso da respectiva série, que conta a história dos relacionamentos de 4 amigas na cidade de Nova Iorque.
Quanto a mim, para lá do óbvio interesse que a temática suscita, o sucesso desta produção está na forma leve e cativante como se expõem as diferenças e semelhanças das relações em geral, bem como a influência do tempo para o surgimento ou não dos problemas ou felicidade, mas sobretudo o papel da sexualidade no rumo das relações.

Não pretendendo discutir detalhes sobre os personagens ou enredo, aquilo que me faz dedicar um texto ao assunto é a perspectiva que a visualização deste filme me deu, no sentido de imaginar o que é a tendência actual em termos de relações nas metrópoles altamente urbanizadas. A quantidade de pessoas que se conhece, com que se interage, que se cruzam connosco, parecem ser variáveis relevantes para o desfecho e durabilidade das relações. O filme implicitamente mostra quais as consequências de se começarem relações com base em pouca informação sobre o outro: as pessoas satisfazem-se a curto prazo mas adiam para data incerta os conflitos decorrentes de se sujeitarem a alguém que desconhecem por completo – neste particular é genuíno.

Depois, o filme presta também um contributo muito interessante para que se possa reflectir como a sexualidade dos casais difere consoante o estilo de vida, instrução ou vida profissional. Parece-me salutar a forma como pelo facto de se estar constantemente a acompanhar as vidas de 4 pessoas totalmente diferentes, não haja tendência para vender um estilo de amor e sexualidade fixos e padronizados, como tantas vezes é apanágio nas comédias românticas.

Por tudo isto, e não pelo que pode ser completamente acessório para o objectivo deste texto como são as especificidades do filme, considero que valeu a pena ver esta produção, o que é de espantar visto que a série me passou (quase completamente) ao lado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...