Procurar:

Sobre os sanitários e o seu simbolismo em sociedade

Share it Please

1527870_39b0_625x1000

Uma vez, uns amigos meus descobriram que eu sofro de um fenómeno chamado “sanita segura” e que se descreve sucintamente como sendo a recusa e incapacidade de usar sanitários que não aqueles que inspirem familiaridade ou confiança.

Desde então tenho reparado na forma como isso é espontâneo em mim, mas sobretudo no quanto os sanitários contribuem para a existência deste tipo de reacções.

Os sanitários de locais públicos ou lugares frequentados por muita gente, expõem de forma singular como a vida em sociedade só é sustentável se houverem regras e se houver gente destacada para solucionar o não cumprimento dessas regras.

É impossível sentirmo-nos bem num espaço em que é suposto satisfazer necessidades íntimas quando sensorialmente algo nos perturba. A falta de sensibilidade e respeito pelo que é público, na vertente do quanto a nossa irresponsabilidade ou desleixo podem afectar a ordem e equilíbrio públicos, faz com que os sanitários sejam um exemplo simbólico daquilo a que deterioração do espaço público pode chegar.

Em 100 pessoas, basta 1 ou 2 para porem em causa os demais, o que por si é trágico. A não concepção do espaço público como um local de maior exigência do que o nosso próprio espaço privativo lá de casa, e que como tal deve suscitar cuidados redobrados e preocupação com os outros, revela com esplendor a falta de formação cívica de inúmeros elementos da nossa sociedade.

No rol de explicações para a minha inclusão na legião dos “sanita segura” constam estas ideias, que muito me afectam psicologicamente. No mais, lamento que os sanitários pareçam um tema menor apenas pela natureza do se discute e do que está em causa. Acho que as casas-de-banho públicas, mais propriamente o estado em que se encontram para qualquer sujeito que as frequente ou visite, é revelador não só do desleixo na limpeza ou desleixo dos utentes, mas também do estado da nossa educação e da nossa preparação para viver em sociedade.

1 comentário:

  1. Antes de mais boa noite e acho que os sanitários portugueses nao sou grande coisa porque a minha escola tem as casas de banho danificadas e se perguntar ao director se pode remodelalas ele dira que o estado nao deixa.
    Um abraço
    Joao Barbosa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...