Procurar:

Sobre a argúcia como património pessoal

Share it Please

2966026_ff23_625x1000

Muitas são as ocasiões em que me pergunto porque motivo as pessoas não se dão conta do quão importante é desenvolver competências discursivas enquanto fim em si mesmo, e não como meio para o sucesso profissional ou escolar.

Acima de tudo, saber falar, entendendo por isso a competência na discussão de temas pela crítica ou pela defesa de ideias, mas também a devida apresentação das mesmas através de objectividade semântica e lexical, é uma actividade crucial para todos os aspectos da vida, não apenas para aquelas onde somos formalmente avaliados, confrontados, premiados e que possam apresentar-se como ganha-pão.

No campo da vida privada, com ênfase nas relações familiares ou amorosas, escassas serão as questões em que pouco ou nada haja a dizer para defesa ou acusação pessoal devido à irrefutabilidade das provas apresentadas. A grande maioria dos casos não são imediatamente resolúveis por confrontação com provas factuais, pelo que se resumem à prática do universo da argumentação, na forma do método dialéctico, por não existir força na fundamentação da prova que permita à defesa ou ataque que se sobreponham uma à outra, dependo do caso, a ponto de provocar a desistência do lado mais enfraquecido.

Ora a dialéctica, definida como a resolução racional de desentendimentos, não só é uma arte como também uma arte necessária ao indivíduo. Aqueles que não sabem argumentar, ou que remetem a competência oratória para planos meramente profissionais, talvez conheçam bem o que é ser vulnerável a ataques injustos, conheçam bem o que é ficar pelo caminho por não conseguir levar as ideias e convicções próprias a bom porto. Mais, não esqueçamos também que não saber falar é meio caminho andado para sovar e ser-se sovado, com tudo o que de animalesco isso acarreta. Há que cultivar entre os mais novos o dom de saber falar, para que quando necessário cada ser humano possa ter como património a sua argúcia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...