Procurar:

Sobre os lares da 3ª idade

Share it Please

1056968_5895_625x1000

Num texto publicado em Setembro do ano transacto, chamei a atenção para o risco das crianças de hoje crescerem acreditando que a ida para um lar de 3ª idade faz parte do processo natural do envelhecimento, facto que deve a sua razão de ser à controvérsia que os lares da 3ª idade representam para a consciência de muitos adultos.

Revisito agora esta discussão, para partilhar a convicção que em crescendo tem vindo a consolidar-se no meu entendimento, a qual contraria a perspectiva dos que vêem como perigosa a instauração de uma moda no que toca aos lares da 3ª idade.

Pessoalmente sou favorável aos lares porque vejo neles um acréscimo de qualidade de vida para os idosos. Acho falacioso muito do que se prega em desfavor dos lares, já que estou em crer que a malevolência ou demérito dos lares para os idosos não está tanto no lar em si, antes na forma como a tranquilidade que estes conferem aos elementos familiares propicia o esquecimento dos idosos nessa local.

Os lares têm condições específicas pensadas para os idosos, permites-lhe interagirem com gente da sua geração, garantem que a alimentação, a higiene e as questões da saúdes são devidamente acauteladas. E se há, nos lares, velhos que amargurados e contrariados com a solidão e abandono, permitam-me que deduza que também os há em muitos apartamentos e moradias em que estes passam os dias sozinhos fruto da rotina profissional e escolar do agregado familiar. Aqueles que preconizam desfavoravelmente à inscrição dos idosos nos lares, poderão estar desfasados da realidade de inúmeras famílias. Parece-me também, e aqui revisito verdadeiramente a menção inicial, que os lares se irão inscrever no modo de vida moderno como parte da lógica da sociedade, querendo com isto dizer que há medida que gerações como a minha forem envelhecendo, cada vez mais será diminuta a polémica sobre a ida ou não dos idosos para lares, porque esta não mais será uma questão nova, e cada novo velho saberá entendê-la saudavelmente à luz do que experienciou ao longo da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...