Procurar:

Sobre um modo como hipotecas a ética sem dares por isso

Share it Please
© Enkel Dika


Na qualidade de humanos, temos o dever de espevitar e desenvolver a mente e o espírito crítico tanto quanto possível para que saibamos antecipar ou desvendar a lógica que preside aos actos que cometemos.

Se há coisa que é vital num mundo cultural e economicamente interligado é que a ética nunca seja hipotecada. Tens a teu cargo, diariamente, a possibilidade de tomar decisões honestas ou desonestas, do mesmo modo que tens a oportunidade de ser confrontado com os efeitos de decisões honestas e desonestas tomadas por outrem.

Não faças da tua vida uma batalha unidireccional de ajuizamento das decisões tomadas por outrem. Foca-te sobretudo na honestidade e ética das tuas decisões. Ao fazeres o que te compete sem entraves éticos, contagiarás positivamente os que te rodeiam e tornar-te-ás no modelo que eles podem seguir.

Repara que tu próprio podes estar a lançar bombas atómicas no âmbito das tuas decisões, pelo que poderás não ter qualquer crédito, moral ou limpidez ética para abordar outros que também estejam a lançar bombas que te afectam a ti. É (também) assim que se hipoteca a ética.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...