Procurar:

Sobre os teus venefícios mascarados de benefícios

Share it Please

 

image

(latim veneficium, -ii )

s. m.

1. [Antigo]  Envenenamento acompanhado de sortilégio.

2. Acto de preparar veneno para fim criminoso.

 

Venefício é porventura uma palavra homófona (mesmo som, grafia e significado diferentes) relativamente a benefício. Curioso é que o seja, porque em termos de significado geral estão ao nível dos antónimos.

Aproveitemos tal facto como convite a pensar como sem pre surgem na vida decisões e episódios que parecem salvaguardar o nosso interesse e vontade, tomando-os como bem-vindos, mas que se revelam autênticos venenos.

No plano comercial sabemos que a propaganda tem como missão exclusiva vender, mesmo que isso faça mal ao consumidor. No plano educacional, sabemos que o laxismo e a ausência de método deitam a perder a consolidação de princípios estruturantes. No plano político realçam-se mais os benefícios de uma medida do que os desiquilíbrios que ela desencadeia.

Convido-te a pensar no caso destas duas palavras, venefício e benefício, e a procurares detectar regiões da tua existência e da tua acção no mundo onde os primeiros estejam mascarados pelos segundos e em que, por conseguinte, estejas existencialmente descompensado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...