Procurar:

Sobre um desafio que lanço na forma de 3 pensamentos romanos

Share it Please

Caro leitor, hoje é a tua vez de concluíres algo por ti sem a minha dica ou intervenção. O mundo é plural e as interpretações e pensamentos também. O meu objectivo não é mostrar-te sistematicamente o que e como penso, antes estimular-te a que penses por ti.

Com vista a concretizar esta deliberada inversão de papéis, partilho contigo 3 pensamentos do romano Cícero e convido-te a escolheres qual deles melhor serviria de legenda, no teu entender, a esta imagem, que acima apresento.

Se quiseres publicar em comentário a tua escolha e o seu porquê, desde já te agradeço. 

"Uma casa sem livros é um corpo sem alma."

"Não se é privado daquilo de que não se necessita."

"Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la."

1 comentário:

  1. André Santos8:29 da manhã

    Olá Marcelo

    Ainda estive algum tempo indeciso sobre qual dos 3 pensamentos usar como legenda da imagem, mas aqui vai a minha escolha e o seu porquê:

    Escolha: "Uma casa sem livros é um corpo sem alma"

    Razão da escolha:

    Penso que esta frase explica de maneira metafórica a importância dos livros (e do conhecimento em geral) para o elevar da alma de cada um.

    Tal como a casa é um local de descanso, repouso e onde muitas vezes alimentamos o nosso corpo no decorrer das diversas refeições, penso que os livros fazem o mesmo para a nossa alma. Os livros muitas vezes são uma fonte de repouso e descanso quando nos ajudam a relaxar dos problemas do quotidiano de cada um, mas também são muitas vezes "alimentos" para a nossa alma, elevando-a através do pensamento de muitos sábios.

    Tal como os alimentos para o corpo, também há que ter cuidado muitas vezes com o que consumimos em termos de livros, pois pode não melhorar em nada a nossa alma.

    Também não é para dizer que temos que ler APENAS os sábios. Já que a leitura serve muitas vezes para nos distrair, como já referi anteriormente.

    Cumprimentos

    André Santos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...