Procurar:

Sobre o filme ‘Amigos Improváveis’ (Intouchables)

Share it Please



SINOPSE: Após um acidente de parapente, Philippe, um rico aristocrata, contrata Driss, um jovem dos subúrbios, praticamente acabado de sair da prisão, para o assistir no dia a dia... Resumindo, a pessoa menos adequada para o trabalho. Juntos, vão fazer renascer Vivaldi, recuperar "Earth Wind and Fire", o verbo e o portão, os fatos clássicos e os fatos de treino. Dois universos irão cruzar-se e integrar-se para dar nascimento a uma amizade tão louca, divertida e forte quanto inesperada, uma relação única que vai produzir faíscas e torná-los verdadeiros amigos improváveis. Fonte: CinemaPTGate

* * * 

Intouchables (Amigos Improváveis) não é só mais um filme, por sinal francês. No meu entender, estamos perante uma produção singular que oportunamente resgata o espectador habituado ao cinema de puro entretenimento (ou nele escravizado) para um cinema que disseca os mais sensíveis e pertinentes temas sem deixar de entreter.
Para se perceber a riqueza da obra e também que temas pertinentes são esses que refiro, passo a listar alguns deles:
  1. O problema da agregação de imigrantes em bairros pobres em França.
  2. O desemprego e o problema de gente que não quer trabalhar, mas viver do subsídio de desemprego.
  3. As formas possíveis de se lidar com um doente tetraplégico.
  4. O consumo de canábis como terapia.
  5. A ilusória vantagem de se ser milionário mas não ter saúde que garante independência e autonomia.
  6. O efeito estruturante da cultura na apreensão de princípios e sensibilidade segundo as quais qualquer homem se deve reger.
  7. A estranha lógica e economia que preside à arte contemporânea.
  8. A educação pela força versus a educação pela palavra.
  9. O amor e as diferentes formas de amar.
  10. A importância de termos impacto no mundo, nos ligarmos aos outros e deixarmos que os outros nos influenciem de acordo com a sua forma ser.
Se me fico por dez pontos é porque não pretendo exaurir a atenção do leitor. Intouchables é um filme a comprar, um filme a preservar, um filme a usar para tocar aquele plano sensível que existe em qualquer ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...