Procurar:

Sobre o cultivo de laços como imperativo para sermos saudáveis

Share it Please

A contrapartida de se criarem laços com outras pessoas é poder vir a sofrer quando estes se deterioram ou rompem. Porém, se não te esforças por criá-los conviverás sistematicamente com pessoas que, findo o motivo desse convívio, parcos motivos subsistirão para quererem manter contacto contigo, saber de ti, e isso é também doloroso.

Este caminhar para um isolamento que o Homem está a seguir seria saudável se reconhecêssemos ao Homem de hoje estrutura mental e existencial suficiente para saber gerir o isolamento. Deste modo, não tenhamos dúvidas que muitos dos problemas psíquicos que vivemos se devem, não só mas também, à clausura social em que nos encerramos por não cultivar atempada e sistematicamente laços relacionais com outras pessoas.

Há que cultivar competências relacionais que nos garantam integração em diferentes círculos sociais. Para isso, temos de aprender a desconsiderar os defeitos dos outros e a concentrar esforços nas virtudes e valores em comum entre nós e os elementos dos diferentes grupos a que queremos pertencer. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...