Procurar:

Sobre o calculismo de xadrez na antecipação de problemas

Share it Please
© Paul Kuczynski

Um motivo sobejamente importante para existir gente sistematicamente envolta em problemas na sua vida, e outras a quem parece nunca calhar mal coisa alguma, prende-se com a capacidade de antever, tal qual numa partida de xadrez, o impacto de cada lance vivido sobre a vida envolvente.

Na última caminhada com o meu cão, avistei um vizinho com um cão bem maior que o meu. Atempadamente tratei de atravessar a rua de modo a que o cruzamento directo entre os nossos animais de estimação não ocorresse. Esta é uma situação simples mas sintomática daquilo que podemos fazer, no domínio do calculismo, para minimizar problemas e chatices decorrentes do simples acto de viver.

Sei bem, porém, que em algumas situações é por demais exigente pôr em prática tais preceitos. Todavia, também sei que, ou por orgulho, ou por valentia, ou por outras manias de grandeza e afirmação da personalidade não aceitamos mudar-nos quando nos parece que também outros envolvidos o deveriam fazer seguindo a mesma lógica da antecipação. Ainda assim, basta quase sempre um só fazê-lo. Se fores tu, isso basta para a resolução do problema. Essa resolução é o teu verdadeiro objectivo, não o papel dos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...