Procurar:

Sobre a igualdade entre as pessoas, ao abrigo de direitos e deveres

Share it Please

Embora acalentemos a utópica ideia de igualdade entre cidadãos, não há método que iguale as pessoas em idênticos patamares de desenvolvimento de modo derradeiro. Cada pessoa tem a sua história, cada pessoa faz o seu percurso, com ele aprende, e dele recebe as consequências. Não temos como igualar percursos nem aprendizagens.

Em qualquer roda social onde o homem participe, há sempre lugar ao surgimento de líderes naturais, um processo que não requer vontade ou esforço, e que atribui por si capacidade individuais reforçadas e reconhecidas pelos outros para influenciar decisões, apontar caminhos, ajuizar casos.

Se por um lado a democracia reflecte um estado de temor perante más experiências do abuso de poder que os líderes naturais ao longo da História foram causadores no governo de povos, a verdade é que vivemos numa sociedade que finge que as pessoas são iguais só porque para elas de definiram direitos iguais e deveres aparentemente iguais (com dinheiro em cena o caso muda), que finge que já não existem líderes naturais porque todos somos virtualmente líderes em potencial.

Será que é mesmo assim? Será que presumir idêntidos direitos e dever altera alguma coisa, na prática, relativamente à hierarquia natural e piramidal de que a Natureza define sobre homem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...