Procurar:

Sobre o dominó que influencia o mundo

Share it Please

Por fraqueza de ânimo e pleno desconhecimento relativamente aos insondáveis desígnios que regem a Natureza (da qual fazemos parte, por muito que o lado racional queira contornar e minimizar), tendemos a ignorar o efeito das pequenas ações no despoletar de grandes processos.

Com muito prejuízo, demasiados de nós julgam que decisões e atitudes simbólicas são ingenuidades de quem fantasiosamente crê haver espaço no dia-a-dia para idealismos e princípios nobres. Recordo a este respeito um colega que costumava brindar os ingénuos seus amigos com um "tu não sabes o que é o mundo..." que apelava ao pragmatismo em detrimento do preço da pureza de convicção e (cor)recto. caminho.

Pois bem, se uma peça de dominó de dimensão insignificante consegue mover em catadupa blocos pertencentes a escalas bem maiores que a sua bastando para isso que estes estejam de algum modo comunicantes, tudo isto nos poderá sugerir como a transmissão de princípios e ideais é exequível à escala humana, mediante pontes de transmissão entre nós e os outros, para deslocar forças bem maiores que aquelas directamente imputáveis à nossa pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...