Procurar:

Sobre as festas tradicionais, a família e o lar

Share it Please

© Julie Cockburn

São tradições como a Páscoa e o Natal que resgatam na sociedade civil o ideal de família, o qual assenta privilegiadamente numa lógica de matriarcado ou patriarcado, sediados num lar agregador.

As famílias tradicionais estão longe de operar sob as premissas da democracia, e não consta se ande desejoso de lançar um 25 de Abril familiar para implementar novas regras. Aliás, as novas regras que o entendimento actual trouxe, patrocinadas pelo aclamada aspiração à liberdade (quase) total, convergem mais na desestruturação familiar do que na preservação da mesma.

O outro elemento, o lar, aviva em nós a noção de que, não estando em causa todos podermos ter as mesmas coisas, haverá sempre coisas que requerem que uns abdiquem do que têm e façam parte do usufruto de posse dos outros. Cinco casais têm cinco casas mas só se podem todos encontrar numa. A partilha não se joga apenas com o que nada têm: também quando todos têm e alguns sacrificam essa posse  ( e com ela caprichos de poder, autonomia e outros) para celebrar a posse do outro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...