Procurar:

Sobre o sacrifício da amizade ao amor

Share it Please

Friendship - Novemberkind 


Li há dias que no Ocidente o amor é o inimigo número um da amizade. Tenho pensado nisto, e estou tentado a dar grande crédito a essa ideia. Toda a gente faz planos para o amor, mas não me recordo de conhecer planos relativamente à amizade. Esta parece que acontece fortuitamente, e existe em paralelo com outra coisas mais importantes. É, para muitos, uma colateralidade de conhecer pessoas: nada de especial.

Bem vistas as coisas, as pessoas, quando não têm parceiro(a) para o amor nas suas vidas, tendem a sofrer  incessantemente mesmo que existam bons parceiros(as) para a amizade. Bem sabemos que o projeto familiar não se funda com amigos, antes com cônjuges, mas o projecto social do homem não é só o projecto familiar, e a amizade é uma forma de irmandade, de preenchimento, de sentido colectivo. Nesta vida, a amizade tende a ser vista como necessária mas também como uma derradeira opção secundária na hierarquia das relações interpessoais. É a amizade o que tantas vezes se sacrifica ao amor conjugal. É ela que se priva de intensidade devido à ditadura de agenda do amor conjugal, mas, paradoxalmente, é ela que está fadada a irromper com lampejos e matizes de fiel bombeiro quando o amor parte e deixa arestas vivas para harmonizar.

Por isso, para a amizade é também importante organizar bodas, celebrações em que, sem necessidade de atribuição de alianças de ouro ou nuances eclesiásticas e de cartório, sejam reconhecidos e enobrecidos os vínculos cruciais que a amizade possibilita. Com todo o respeito pelos animais, o fieis amigos do homem não podem estar fadados a ser os animais: são certamente os homens e mulheres! É preciso inverter um certo esvaziamento da amizade, e sobre isto as redes sociais não podem continuar a ser palco do descrédito efectivo que pessoas nutrem umas pelas outras. Um amigo, não sendo um cônjuge, também não é um contacto. Impessoalidade feia esta. Haja mais amor pela amizade, sim?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...