Procurar:

Sobre a ecologia e sustentabilidade como características desejável em relações pessoais

Share it Please


Imagem: Ecology I - Danie Mellor (2015)

As relações entre as pessoas, tal como os ambientes naturais, querem-se ecológicas e sustentáveis. Precisamos de compreender o habitat natural em que uma relação envolvendo humanos surge e persiste, nomeadamente a que forças obedece a sua integridade, para que todo o esforço seja consequente e não empregue recursos que põem em causa o futuro das gerações vindouras de momentos colectivos.

Como duas borboletas que se passeiam naturalmente à solta num prado sem com isso criar desequilíbrios no respectivo ecossistema, as pessoas movimentam-se também umas com as outras nos seus mundos, ora mais próximas ora mais distantes, seguindo-se ou repelindo-se, num bailado macro que à escala micro reflecte forças como interesses, desejos, sentimentos, medos, ilusões, expectativas. O bailado resultante provém do mesclado multicolor destas forças.

A principal complexidade nos processos relacionais resulta da condição de que cada ser é autónomo a respeito do livre arbítrio que lhe cabe ter, pelo que conviver, a ser acto voluntário de parte a parte, requer uma progressiva sincronização existencial. Implica compromisso, implica vontade, e implica constância. Estes são ingredientes da sustentabilidade e ecologia das relações, sobre os quais conseguimos garantir um ar predominantemente limpo, mas perfumado da beleza de existir para lá do corpo físico que nos confina a ser uma unidade material, em detrimento da unidade imaterial.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...