Procurar:

Sobre a inevitabilidade de cada adulto encontrar uma estratégia eficaz para a sua vida

Share it Please

 No Winner, No Loser - Pedro Valdez Cardoso (2006)

* * *

A vida adulta deve ser acompanhada de uma estratégia eficaz. Há múltiplas frentes para gerir, caminhos e opções muitas vezes inconciliáveis, e temporizações complexas que tanto podem depender de vários fatores, como de nada ao certo depender. A estratégia pode ir mudando, ser mais idílica ou mais utópica, mais pessimista ou  mais pragmática, mais centrada num papel ativo ou num passivo, mas tem de existir.

Neste processo, a educação recebida de casa, a educação ministrada pela escola, e a educação professada por fonte religiosa ou espiritual, servem de infraestrutura básica ao indivíduo, e de ponto de partida segundo o qual tenta decifrar a sua vida. Soma-se ainda o próprio alimento que o indivíduo escolhe ter como fonte de influência: um livro, um amigo, uma estrela da tv, cinema ou desporto, etc. Sobre estes chovem então solicitações diárias em torno de desafios, necessidades e opções de curto, médio ou longo prazo. Estas acabam por ditar em larga medida a pessoa em que nos vamos tornar e o que nos aconteceu desde esse ponto inicial, um dia, em que virámos adultos.

Na sua vertente mais óbvia, a dita estratégia contempla o que se entende fazer ou esperar da família que herdámos, da família que queremos fundar, do trabalho e do estilo de vida geral. Certo é que é difícil estar sempre bem em tudo, ganhar sempre, ou não ter dias menos bons. É em particular nestas ocasiões que uma visita ou esclarecimento interior quanto à dita estratégia servirá de alento ou de fonte de inovação, catapultando-nos, se bem usada, para a superação em degrau dos desafios, e para um valioso acumular de experiências que ajudam a ainda melhor decifrar o desafio de saber viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...