Procurar:

Sobre a culpa não poder morrer solteira nos vícios e falhas detetados na esfera governativa

Share it Please

Red and Black Castle - David Nash

* * *

No espaço de meses, um duplo caso incêndios florestais mortais como nunca visto, acompanhado pelo colapso da rede da proteção civil nacional, e, quase em simultâneo, a formalização da acusação a um ex-primeiro-ministro num total de mais de 30 crimes relacionados com corrupção, branqueamento de capitais e outros que tal. No caso dos incêndios, há mil e uma desculpas a circular para ilibar responsabilidades humanas tangíveis e diretas, e no segundo há mil e uma desculpas a circular para mostrar como toda a investigação é ela própria corrupta e mentirosa.

Para quem leu A República, e contactou com o modo como, idealmente, deve funcionar uma cidade (ou país), bem como como tipo de cidadãos que nela podem habitar (e as consequências que daí advêm) estamos claramente a viver uma fase em que o que é notícia no presente tem relação direta com a qualidade das elites que se chegaram à frente para liderar os destinos do país em anos recentes. Nestes casos, a culpa não pode morrer solteira: a corrupção, o branqueamento de capitais, e a incompetência levam,  direta ou indiretamente à morte e prejuízo de muitas pessoas. É que há tantas formas de ferir de morte uma pessoa...

O Estado, tal como qualquer empresa, não pode refugiar-se na ideia de que é uma pessoa/entidade coletiva, sem cérebro próprio e como tal moralmente inimputável. Os líderes são o seu cérebro e a sua imputabilidade, e o poder, cargo ou salário que estes líderes auferem/detêm é proporcional às responsabilidade que forçosamente terão de assumir quando as coisas correm mal. Por isso, farei figas para que aqueles cuja incompetência, imoralidade, inação, ilegalidade se demonstre (direta ou indiretamente) nestes dois casos , possam cair e ser purgados com estrondo da esfera pública. Com estrondo para se poder restituir a confiança dos cidadãos no sistema público, e com estrondo para poder inibir novos potenciais vilões deste tipo de vícios e deturpação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...