Procurar:

Sobre o eu enquanto janela através da qual o mundo olha o mundo (Italo Calvino), ao som de 'Paradise Waiting Room' (Kisses)

Share it Please

You and I - Eleanor Swordy (2016)

* * *

"(...) dado que há mundo do lado de cá e mundo do lado de lá da janela talvez o eu não seja mais do que a janela através do qual o mundo olha o mundo. Para se olhar a si próprio o mundo tem necessidade dos olhos (e dos óculos) do senhor Palomar.

(...) Da muda extensão das coisas deve partir um sinal, um apelo, uma piscadela de olho: uma coisa sobressai por entre outras com a intenção de significar alguma coisa... que coisa? Ela mesma; uma coisa está contente por ser olhada pelas outras coisas apenas quando está convencida de que se significa a si própria e a nada mais, no meio das coisas que se significam a si próprias e nada mais.

As ocasiões deste género não serão certamente frequentes, mas mais tarde ou mais cedo deverão com certeza apresentar-se: basta esperar que se verifique uma daquelas felizes coincidências em que o mundo quer olhar e ser olhado no mesmíssimo instante e o senhor Palomar se envontrar a passar ali por perto. Ou seja, o senhor Palomar não deve sequer esperar, porque estas coisas acontecem apenas quando menos se espera. "

Palomar - Italo Calvino

* * *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...