Procurar:

Sobre as 'rotundas' e os 'semáforos' na gestão e regulação da coisa pública, ornado por 'A proportion calculator' (Alyson Souza)

Share it Please

A proportion calculator - Alyson Souza (2018)

* * * 

Hoje, enquanto conduzia, vislumbrei de repente que a forma mais inteligente (enquanto engenheiro) de tornar a coisa pública mais eficiente e justa, é dotá-la de mais "rotundas", em detrimento de "semáforos". Isto porque um semáforo é projetado num determinado conjunto de premissas obtidas através de um estudo de projeto (tipologia do cruzamento, nº de carros em cada sentido, etc ) e o seu sucesso depende diretamente deste estar ajustado às premissas iniciais e à não modificação das mesmas ao longo do tempo.

Ora uma rotunda cumpre o mesmo propósito regulatório e utilitário de um semáforo, mas fá-lo de modo menos pré-definido e deslocado do que pode suceder ou mudar em tempo real. Ela respeita na mesma as possibilidades do cruzamento bem como os fluxos previstos para cada sentido (e como bónus permite sempre a inversão de marcha). Porém, não tenta sequestrar a realidade, com todas as suas nuances (por exemplo, à sexta e ao sábado a realidade pode ser diferente), nem regular sobre coisas quando estas não se aplicam (por exemplo, na ausência de carros). Mais, mesmo que algo mais estrutural falhe (por exemplo a tecnologia), esta solução permite ainda assim o cumprimento do fim  último para o qual foi concebida e implementada. É, nesta perspectiva, um conceito mais robusto.

Com isto, o vislumbre rodoviário reforçou em mim a convicção de que o Estado precisa de inovar honrando bem os seus compromissos logo à primeira, e isso poderá significar idealizar mais "rotundas" para as diferentes atividades que tem de regular e gerir. Soluções equivalentes a "semáforos" obrigarão a retoques e revisão constantes, que dificilmente libertam os políticos e autoridades, como tampouco libertam os cidadãos para um mais livre e responsável exercício dos seus deveres e direitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...