Procurar:

Sobre o Orçamento de Estado, e as reencarnações e roda do karma à portuguesa

Share it Please

Man Lying in Grass - Tim Eitel (2018)

* * *

Todos os anos, quando o governo em funções apresenta a sua proposta de Orçamento de Estado, começa um clímax existencial no nosso sistema político, sindical, patronal, e mesmo ao nível do cidadão comum (estudante, trabalhador, reformado), porque dessa proposta resultam mudanças ou permanências que afetarão a vida individual e coletiva durante pelo menos mais um ano. Analisado sob o estado de graça da minha transcendental romagem turística à Índia no último Verão, o fenómeno parece uma teatral representação dos princípios da reencarnação e da roda do karma (Samsara).

A lógica que preside às reencarnações prevê que qualquer um deva aceitar aquilo que em sorte lhe coube nesta vida, podendo esperar a uma melhoria de condição na encarnação seguinte como prémio pelo que nesta sucedeu. Nessa altura poderá transitar para um estatuto que se espera melhor, ficando expectavelmente mais desafogado face à sua condição anterior. No nosso mundo português tão marcado pela lógica do défice e do endividamento, o momento a reencarnação ocorre quando um novo Orçamento é proposto e aprovado, e cada ser olha para o novo mundo que se avinha na perspectiva do que lhe caberá em sorte, e na expetativa de encontrar melhorias.

Por não ser um ato divino, e porque no nosso exemplo português a reencarnação não é desprovida de memória sobre a encarnação anterior (ou anteriores), aquilo que nos cabe em sorte no Samsara dos Orçamentos, e que depende daquilo e de quem que somos hoje (diz o karma que a futura encarnação reflete o que se passou na encarnação anterior), leva a condição humana a pender entre o protesto, a desconfiança, crítica e a tolerância, resignação ou entusiasmo. Isto porque para um português de gema, e ao contrário do que preconiza banca, rendibilidades passadas devem sempre garantir rendibilidades futuras. Nisto somos indianos à nossa própria maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...