Procurar:

Sobre a negligência e tirania das grandes empresas nos problemas reais do quotidiano que infligem aos clientes

Share it Please
Take a number - Andrew Ohanesian (2017)

* * *

O presente ano de 2018 será seguramente o ano das más experiências pessoais em serviços prestados por empresas de renome: uma empresa de viagens, uma de telecomunicações, uma de aviação, e uma grande superfície comercial. Em todos casos, algures no processo de relação com o cliente (comigo) houve uma quebra com o esperado ou um erro próprio e inesperado, levando a que eu, enquanto consumidor, tenha sido involuntariamente lesado. 

Ao desencadear para todos os incidentes os respetivos processos de reclamação, verifiquei que nenhuma entidade foi capaz de ouvir e reagir ao problema com celeridade (prime time), havendo algumas que ainda nem sequer reagiram ao meu contacto. Outras reagiram, corrigiram algo mas nem desculpas pedem. E outras ainda só estão preparadas para nada fazer, pedir desculpa e obrigar o cliente a encaixar estoicamente o dano e inconveniente causados. Ora tudo isto decorre em empresas que investem muito na construção e preservação de uma reputação, desde logo com estudos de mercado, selos de confiança ao consumidor, e assim por diante.

Pessoalmente, acho abjeto o modo como as estruturas empresariais se desligam da realidade humana e decidem operar numa certa mecanização e inimputabilidade. Gastam-se milhões para convencer os clientes no abstrato, e gasta-se o mínimo (zero!) a tentar compensá-los quando são lesados pela ineficiência ou incompetência da própria empresa. Preferem ser exuberantes e cuidadosas no grande holofote (em abstrato), e depois negligentes e tiranas nos problemas reais do quotidiano. Falta-lhes Pessoa.

* * * 

Para ser grande, sê inteiro: nada 
          Teu exagera ou exclui. 

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és 
          No mínimo que fazes. 

Assim em cada lago a lua toda 
          Brilha, porque alta vive 

Ricardo Reis (Fernando Pessoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...