Procurar:

Sobre ter razão antes do tempo significar não ter razão, e os riscos e oportunidades de explorar as sensações vigentes em detrimento da antecipação da verdade

Share it Please

Untitled (Glass & Boat) - Liliana Porter (1975)

* * *

Ter razão antes do tempo é não ter razão. Não que concorde pessoalmente com isso - porque ser capaz de acautelar e antecipar o que acontecerá deveria constituir uma vantagem em qualquer sistema - mas as observações que fiz até hoje mostram que, em matérias envolvendo humanos, seja um círculo familiar, um círculo político ou outras esferas, ter razão antes do tempo é negativo a curto prazo e provoca desgaste. É que existe uma coisa que é a sensação, e essa nem sempre está alinhada com a razão.

Sempre que, em assuntos humanos, a sensação generalizada sobre algo favorecer uma decisão ou disposição contrária àquela que a pessoa que tem razão antes do tempo defende ou apregoa, haverá lugar a um enorme esforço para conseguir contrariar essa sensação dominante, a ponto de tal fardo tender para o descrédito ou multiplicar contrariedades emocionais para o seu promotor. Nesses casos, ter razão antes do tempo será sinónimo de convulsão social, de tumulto anímico e de um teste à auto-estima e conduta do próprio. A força das massas (quando detentoras de sensações bem arraigadas) junto da ausência de resultados favoráveis no imediato conseguem delapidar muita da vitalidade e confiança pessoal daquele se posiciona contra a maré de alguma dessas sensações.

Por outro lado, fóruns como o marketing ou a política muito interesse encontra no capitalizar em torno da exploração de sensações vigentes, rendendendo-se facilmente à máxima de que ter razão antes do tempo é de facto não ter razão. Governam as suas atividades em função da sensação das massas, eventualmente influenciando-as parcial e subtilmente em eixos e ângulos de convicção mais frágil, sem nunca colidir diametralmente com o status quo que as suporta. É assim que são eleitos ou preferidos pelos consumidores sem que estes tenham razões plausíveis para isso, e é o mesmo motivo que leva a que pessoas demasiado visionárias na perceção de desfechos oposto às sensações vigentes sofram na pele o dilema de falar ou ficar calado e esperar pela (muitas vezes dura) realidade, quando a alvorada da sua visão termina e o dia por fim começa para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...