Procurar:

Sobre desembolsar 120 M€ por um talento desportivo de 19 anos, e o sorteio semanal do Euromilhões

Share it Please

Il Flipper - Alberto Sughi (c. 1958)

* * * 

O surgimento de um possível negócio ibérico de escala mundial por um jovem português de 19 anos, envolvendo clubes de futebol de Lisboa e Madrid e um montante de 120 milhões de euros, em oportuna hora surge para que reflitamos sobre o que está por trás do valor individual e coletivo das coisas a que nos apegamos em sociedade.

Num negócio desta magnitude, torna-se muito mais fácil de entender as várias camadas que justificam o negócio. A primeira delas é a qualidade do recurso que está a ser vendido/comprado, e sobre isso a estatística, provas e avaliações desportivas ajudam a dar conta. A segunda é a abundância de recursos financeiros que reina no setor do entretenimento, sem a qual um fluxo de caixa desta magnitude seria impensável. A terceira é a perceção sobre a oportunidade, ou seja, a avaliação do momento e o contexto sobre o qual o negócio está envolto, nomeadamente quem mais está corrida par ao fazer e que riscos se correm. Finalmente, em quarto lugar, surge a projeção mediática lateral que quem compra e quem vende consegue alcançar, e que tem um valor económico também em termos de projeção de marca e imagem. Tudo isto vale para este negócio como vale a compra de uma casa ou automóvel por parte de um particular. A escala é que impressiona.

Agora o montante: 120 M€. É mais do que o prémio semanal a que milhões de concidadãos concorrem (Euromilhões). Porém, embora parece e seja muito dinheiro, em cerca de 3 semanas seria possível juntar esse montante recorrendo ao valor despendido por todos os que jogam nesse concurso (e que nada ganham com ele vez após vez). Visto desta forma talvez não seja assim tão proibitivo o montante desembolsado por um jovem de 19 anos que vai entreter todas as semanas centenas de milhões de pessoas durante os próximos anos. À escala de uma pessoa é uma brutalidade de valor, à escala da indústria de entretenimento mundial de que o futebol faz parte, é uma entre muitas apostas comerciais. É que a população mundial não pára de aumentar, e o futebol continua um desporto rei.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...