Procurar:

Sobre os riscos da limitação da liberdade de expressão imposta pela imprensa escrita devido à falta de rentabilidade dos seus projetos

Share it Please

Man Reading Newspaper - Michael Spano (1996)

* * * 

A democratização da expressão, que é o mesmo que aludir à capacitação das pessoas de que a liberdade de expressão, tal como o sol quando nasce, é um direito que lhes assiste por igual, veio asfixiar progressivamente a imprensa escrita, que se vê hoje na inevitabilidade de cortar acesso aos conteúdos que se propõe produzir para assim forçar a que as pessoas financiem planos de consumo no digital. (Pedir para o fazer em papel já parece algo do século passado, desapegado da rapidez e estado da arte tecnológica).

É sobejamente curioso verificar que a mesma imprensa que tantas portas e janelas abriu rumo à liberdade de expressão em anos cada vez mais distantes, está a ser enclausurada na falta dela pelo sistema capitalista de mercado livre. São tempos curiosos estes, em que um motivo adicional para as pessoas não lerem é que o acesso à (boa) imprensa está vedado pela própria mão de todos aqueles que a produzem. Sejamos pragmáticos: informação (boa, péssima, má, razoável) é o que mais há na internet, e pagar para a ter depois de anos a contar com ela em abundância e de borla é um retrocesso difícil de contrariar. As pessoas vão-se contentar em ler título e ver capas, ficando órfãs de compreensão mais detalhada e abrangente sobre realidade a envolvente.

Encontramo-nos assim às portas de uma nova forma de truncagem da liberdade de expressão, com prejuízos diretos e pesados para as sociedades. Sem jornalistas e profissionais deontologicamente preparados para gerir a informação noticiosa que chega às massas, estamos à mercê de projetos não-isentos que o façam, nos quais a independência e qualidade da curadoria de conteúdos é de desconfiar, e em que a gratuitidade ou mesmo o fulgor de carteira para patrocinar a sua disseminação deixa a liberdade de expressão à mercê do lobby interesseiro e de iniciativas com fins lucrativos de índole moral incerta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...