Procurar:

Sobre a rota de colisão com a palavra "spoiler" no contexto de ficção gravada, pelo que esta desnuda sobre o oásis da novidade no deserto existencial quotidiano em que estamos metidos

Share it Please

Una Storia Vera - Willy Verginer (2018)

* * * 

Há palavras que nos incomodam mais que outras. Os palavrões, pela sua carga emocional e imagem grotesca, são exemplos óbvio disso. Numa órbita menos extrema, encontro-me em crescente rota de colisão com a palavra "spoiler", pelo modo como inundou o espaço quotidiano, e por tudo aquilo que ao tê-lo feito vem dizer sobre nós. É uma palavra que desnuda uma forma de estar em sociedade e um estilo de vida doentio que vem fazendo escola entre nós.

Enquanto fã de futebol, sei bem o valor do direto (ao vivo). Tudo o que esteja a acontecer oficialmente num dado momento tem o seu valor máximo se consumido in loco. É como a comida acabada de cozinhar: o consumo imediato é tremendamente superior ao do momento em que esfria. Porém, a glutonaria que reina na ficção de entretenimento está a forçar a que conteúdos gravados queiram ter as benesses e honras do conteúdo em direto. É assim que se acaba com meio mundo a manusear acusatória ou preventivamente o termo "spoiler" para prevenir ou censurar os que desmancham prazeres e revelam passagens importantes de uma dada história.

A par da "selfie", o "spoiler" é mais um bastião do egoísmo e egocentrismo na relação com o mundo. Advertir alguém de que não se pode falar de um conteúdo gravado porque desmancha o prazer de quem ainda não o viu é um ato deliberado de privação da liberdade individual de expressão em detrimento da satisfação de um plano de vida em que o "ainda não vi e não quero que se fale disso" deve forçosamente impor-se ao "já vi e gostava de partilhar a minha experiência". O "eu" quer silenciar o "tu", porque o "eu" não tem a experiência que o "tu" já teve. A luta de egos faz (também) o seu caminho na voracidade por entretenimento. O oásis da novidade alimenta a sede de prazer no deserto existencial quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...