Procurar:

Sobre o percurso evolutivo do Homem não passar por regressar ao estado selvagem que encontra na Natureza

Share it Please

Birch garden - Jennifer Hallgren (2019)

* * *

Aquilo que entendemos por natural ou Natureza é função da proximidade em que nos encontramos ou que percecionamos estar do mundo selvagem. Falamos da Natureza no seu estado puro quando queremos aludir à ordem "natural" das coisas, a um estatuto virgem autoregulado por forças e critérios não humanos. Por seu lado, falamos de ambientes artificiais (industriais, urbanizados, etc) sempre que essas mesmas forças naturais parecem estar demasiado condicionadas ou subjugadas ao critério e vontade humana.

Menos comum entre nós é perceber que do mesmo modo que a  presença e atuação são uma forma de produzir impacto na Natureza, a ausência e não atuação também o são. Ocorre-me como exemplo pensar no que sucede com um canteiro de jardim. Alguém um dia concebe um pedaço de terra e trata de o dotar de espécimes e estética a seu gosto, ajardinando-o. Se bem feito, o espaço aparentar-se-á mais natural do que o mato ou ervas daninhas que antes ali existiam. Porém, passado algum tempo, aquele canteiro, pomar e/ou relvado poderá novamente aparentar-se a um matagal, e aí aludiremos à imperfeição humana, ao impacto do homem, mesmo que o colapso do jardim que existia se tenha devido à ausência e inação do homem nos cuidados que o jardim lhe mereciam. 

Talvez por estarmos demasiado em contacto com o mundo processado e determinado pelo homem, fantasiamos a Natureza para lá do que é razoável e recomendável. Se o homem se pautasse pelas regras do mundo selvagem, muitas das conquistas civilizacionais que alcançámos ficariam imediatamente sem efeito: acesso à educação, acesso a cuidados saúde, acesso a pensões e subsídios. No entanto, a vida seria sem dúvida mais natural e próxima das regras da Natureza. Haveria seguramente mais roubos , e também os cânones do comportamento sexual  em sociedade e da coesão familiar teriam de ser revistos. Por tudo isto, a Natureza merece grande apreço e será sempre uma fonte de inspiração para o Homem, mas o percurso evolutivo do Homem não passa por regressar ao estado selvagem que encontra na Natureza. Algo mais deve existir, e por isso não basta ao homem copiar impensadamente a ordem "natural" das coisas. Tem de a ler, interpretar e destilar sentido para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...