Procurar:

Sobre o livro 'Para Além do Bem e do Mal' (Friedrich Nietzsche): dez ideias em pensamento e filosofia

Share it Please


Modern Head #5 - Roy Lichtenstein (1970)

* * *

1) Por muita capacidade de pensamento consciente que um ser humano tenha, existe um modo de vida definido que secretamente queremos ver preservado.

2) Em qualquer situação, um ser humano deve questionar: que moral se pretende atingir? Nietzsche não crê que a sede por conhecimento faça o mundo girar, mas antes que o conhecimento é um instrumento para algo mais.

3) A Verdade não é uma criatura inocente e incompetente que precisa de ser protegida por um mártir. Essa forma de estar (de mártir/protetor) fere a inocência e neutralidade da consciência.

4) Um homem seleto precisa de criar uma cidadela de privacidade, onde se afaste das massas e possa esquecer-se dos "homens que são regra" de modo a discernir com grande sentido e excecionalidade.

5) Há altitudes da alma a partir das quais a tragédia deixa de aparentar operar como tragédia.

6) O homem e a mulher têm as mesmas emoções, mas com um tempo diferente, motivo pelo qual homens e mulheres nunca deixam de se induzir em erro mutuamente.

7) Há problemas que superam os problemas de prazer, dor e simpatia, e todos os sistemas filosóficos que apenas se focam nestes são ingénuos.

8) O homem objetivo é um instrumento, um instrumento de medição e um espelho, carece de um conteúdo e moldura que lhe dê forma, o que torna num homem "sem eu".

9) Aprender modifica-nos, no sentido não apenas de conservar, mas de nutrir. Mas na base da nossa alma, há algo que não permite ser ensinado. Ocasionalmente encontramos certas soluções para problemas em que acreditamos muito, daí para frente figurando como "convicções".

10) A luz das estrelas mais distantes é a que demora mais a chegar ao homem; e até chegar o homem nega-a. Há estrelas por aí. Quantos séculos precisam de passar para uma mente ser compreendida?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...