Procurar:

Caminhadas pela vizinhança (2020.4): três espécies de mulheres, educação para o bem-estar, e a ética médica não é a única ética

Share it Please
Le Printemps  - René Magritte (1965)

* * *
"Há três espécies de mulheres neste mundo: a mulher que se admira, a mulher que se deseja e a mulher que se ama. A beleza, o espírito, a graça, os dotes da alma e do corpo geram a admiração. 
Certas formas, certo ar voluptuoso, criam o desejo. O que produz o amor, não se sabe; é tudo isto às vezes; é mais do que isto, não é nada disto. Não sei o que é; mas sei que se pode admirar uma mulher sem a desejar, que se pode desejar sem a amar."




"A Educação Positiva corresponde ao desenvolvimento dos saberes tradicionais e dos que levam ao bem-estar. Para a implementar, há, por isso, a necessidade de ensinar as competências do currículo mais as competências do bem-estar – objetivando melhorar a qualidade de vida de alunos e professores. De resto, esta concede uma grande importância aos traços positivos ou “forças de caráter” (empatia, criatividade, bondade, otimismo, entre outras), em conjunto com a promoção do bem-estar e felicidade. Além disso, procura que esses traços positivos conduzam as pessoas a enfrentarem a vida de forma mais resiliente e equilibrada."


"A ética médica não é a única ética, nem essa ética trespassa dogmaticamente todos os médicos. A deontologia médica, como conjunto normativo por que se regem as boas práticas clínicas, não constitui uma ética, não é uma teoria moral. Por isso mesmo, os médicos distribuem-se numa ampla gama entre o “favor absoluto” e o “contra absoluto” da eutanásia, existindo uma grande variabilidade inter e intra-médico, com combinações infinitas perante as mais diversas situações, mutáveis no tempo e sob a influência de uma intersubjetividade assombrosa. O mesmo médico, perante dois doentes diferentes, pode ser a favor ou contra a eutanásia, e estas posições podem não perseverar no tempo. Não existe, portanto, uma ética médica monolítica, graniticamente gravada num qualquer tratado de medicina ética."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...