Procurar:

Sobre o desejar uma boa semana aos outros, e o que isso pode significar para cada pessoa em função do seu contexto pessoal

Share it Please

Time Share - Hannah Morris (2023)


Por força da vida profissional que tenho levado, marcada por deslocalizações face aos locais onde residem os meus familiares diretos, habituei-me a despedir-me deles aos fins de semana com votos de "Boa semana", que sinaliza o lapso de tempo do lanço de trabalho seguinte até novo descanso e até nova oportunidade de reencontrá-los.

Numa das últimas utilizações desta expressão, por a ter aplicado a um conjunto marcadamente diferente de pessoas, quer na faixa etária quer nas circunstâncias que estão a viver, dei comigo a indagar-me sobre o que significaria para cada uma delas ter efetivamente uma boa semana. A questão é intrusiva pois obriga a inferir ou adivinhar o que se passa na vida de cada pessoa a quem foi dirigida, mas sem essa dose especulação só por inquérito direto se saberia a resposta.

Especulando, para uma pessoa que trabalha e tem filhos de tenra idade ter uma boa semana pode ser conseguir que tudo flua sem inesperados que obriguem ao absentismo no trabalho ou a malabarismos que impliquem idas a médicos ou a estadias forçadas em casa. Para uma pessoa que está doente, ter uma boa semana é recuperar, passar sem dores e complicações, ou não incorrer num agravamento da situação. Para uma criança, ter uma boa semana é brincar muito, comer guloseimas, desfrutar com os coleguinhas. Para um idoso ter uma boa semana é não adoecer, não cair, não se sentir só, não se sentir velho. Pode também ser recordar bons episódios passados, sonhar com alguém que já partiu e com isso recordá-la.

Esta lista poderia não ter fim: o que mais há é pessoas com circunstâncias particulares. Para cada uma delas, ter uma boa semana significará algo diferente, simples ou complexo, algo que talvez nem saibamos compreender plenamente. Em qualquer caso que se imagine, a pessoa em questão quererá certamente ter uma boa semana à sua maneira. É impossível atingir a felicidade sem que isso se traduza num acumular boas semanas de vivência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...