Procurar:

Sobre os antípodas entre a projeção platónica dos assuntos e a impressão informada desses mesmos assuntos

Share it Please

Platonic Discourse - Raymond Han (2001)


A projeção platónica dos assuntos e a impressão informada desses mesmos assuntos são antípodas entre si. Quanto mais se investiga e disseca menos cada assunto resiste ao cenário romântico e assume contornos de realismo, mas não sem que se pague um preço, o preço de alguma perda de magia das coisas, e o preço de não conseguir ter certezas ingénuas.

A projeção platónica permite-nos efabular ou dramatizar contextos reais toldando-os com uma meteorologia sentimental ou idealista de incerta correspondência com a realidade. Isto faz com que as ditas circunstâncias e fases da vida visadas sejam encaradas com intensidade sob um ângulo ou enquadramento muito específico, potencialmente marcada por excesso de expectativas e exageros que intensificam o sabor dos assuntos apreciados. Há pessoas que se dão ou caem em demasia neste lado platónico, e enleiam-se em fragilidades psicológicas que as consomem e alienam até. Os processos de perda, de solidão, de saudade, de enamoramento, de trauma, são todos todos muito dados a delírios. Fica por responder por que o fazemos, não tendo eu resposta pronta e convicta para isso. Mas não parece ser uma vantagem evolutiva.

Por sua vez, pessoas ou culturas tidas como pragmáticas tendem a agrilhoar-se em menor grau em processos de projeção platónica, adquirindo ao invés uma operatividade sobre os assuntos que substitui o estado contemplativo e as fazem parecer desumanas e insensíveis. Elas investem raciocínio e perspetiva sobre os assuntos e colhem em troca lampejos de relativização e de esvaziamento de drama, o que faz emergir uma capacidade de resposta mais produtiva e ponderada. Estas pessoas tenderão a ser classificadas como mais frias, distantes, impassíveis, mas podem também ser aquelas que melhor se norteiam sob ambientes ou circunstâncias delicadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...