Procurar:

Sobre o filme 'Nunca Desistas', e uma boa história de empoderamento de mulheres, professores e pais no sentido do bem comum e de igualdade sociais em matéria de educação

Share it Please
Há filmes muito bons que estranhamente poucos viram e dos quais muito pouco se fala. É esse o caso do filme Nunca Desistas (direção de Daniel Barnz, argumento de Daniel Barnz e Brin Hill), uma história inspirada em factos reais, que versa sobre a recuperação de uma escola pública decadente por parte de uma professora sonhadora (por Viola Davis) e de uma mãe desesperada (por Maggie Gyllenhaal). O filme tem um quê de kafkiano, pois a boa intenção das duas  líderes da história esbarra na obscura posição política do sindicato dos professores, e nas perdas de tempo que a burocracia governamental impõe a quem ousa promover alterações ágeis e coadunáveis com períodos letivos.

Numa época em que se fala tanto de empoderamento eis aqui um bom filme de concretização dessa filosofia, centrado na iniciativa de duas mulheres, centrado em princípios de cidadania ativa, e apelando a que os professores e encarregados de educação não desistam do lutar pela escola que sonham para seus alunos e educandos, respetivamente. Poucos exemplos mais nobres podem ser invocados do que o trabalhar para o bem comum e do que o trabalhar para inverter as igualdades sociais. 

Por tudo isto e também pela sua capacidade de entreter, o filme Nunca Desistas foi uma excelente surpresa. Muito estranho a sua falta de repercussão, reconhecimento e divulgação, mas aqui fica o meu testemunho e contributo para inverter tal injustiça. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...