Procurar:

Sobre os óculo de sol

Share it Please
Percorrem as ruas, espelhando toda a paisagem visível. Os seus objectivos, contudo, estão longe de ser mostrar o que por fora se vê, visando mais o ocultar a ferramenta que faculta a visão, e que lhes permite a existência.
Não pretendo referir todos os aspectos sobre o pendor estilístico que confere, remeto para o texto Sobre a moda quaisquer considerações sobre esse propósito aplicável aos óculos de sol.
Um olhar mais arrojado pode apresentar os óculos de sol como um objecto facultador de cegueira provocada e temporária. Apesar de desconfortável, esta é uma perspectiva possível. Qualquer usuário desse tipo de acessório sabe bem as vantagens que tal adereço tem no que remete para o reconhecimento de outrem, por exemplo, em qualquer sítio. Torna-se, pelo seu uso, possível de provocar a cegueira intencional e dizer que não se viu aquilo que não se queria ver.
Ainda que adepto deste adereço, raros e peculiares são os momentos em que me proponho abordar alguém mantendo os óculos postos. Reconheço-lhes um papel destabilizador e pouco honesto quando o diálogo se interpõe. Ocultar os olhos numa conversa é atestar a possibilidade de mentir ou adulterar factos, o que é muito apetecível, por exemplo, pelos jogadores de Poker, jogo no qual a linguagem corporal (da qual os olhos são membros honorários) é decisiva para uma estratégia vitoriosa. Claro que existem as ressalvas das excepções, como em ambientes de excessiva exposição solar, ou em casos banais onde o cenário é distinto.
Há muito que o sol deixou de ser padrinho do uso público de óculos, situação que causa estranheza a muitos que ainda lhe atribuem uma funcionalidade óbvia. A moda rouba muitas justificações também ao seu uso em qualquer época do ano, mas não será legítimo também pensar, ainda que sem creditar excessivo peso, na hipótese do uso indiscriminado como forma de afastamento e auto exclusão?

2 comentários:

  1. Realmente, também por culpa da "ditadura da moda", o uso dos óculos de sol foi banalizado. Mas admito não ser grande utilizador desse acessório. Era interessante o Abruhosa comentar este teu post. Concerteza faria uma análise(tese) sociológica acerca da utilização deste tipo de óculos.

    ResponderEliminar
  2. ola ola... confesso k ainda n tive tempo de ler os teus novos textos, mas prometo k volto cá..
    aqui deixo uma endereço para te deliciares com novidades todos os dias...http://www.facetrip.blogspot.com/

    espero k gostes! ;P

    depois temos de falar! já tenho imensas saudades!

    e tmb temos de por a convera em dia...


    e lá estou eu a faxer algo k tu não gostas! comentar o teu blog para te mandar "recados"...
    desculpa! :)
    beijinhos... adoro-te muito

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...