Procurar:

Sobre os graffiti

Share it Please
Alguma tendências urbanas são avidamente criticadas e desvalorizadas por todos os que se afirmam emancipados das práticas adoptadas pelas gerações mais modernas que as suas.
Os graffiti, pinturas urbanas que transmitem todo um pensamento e filosofia de algumas gerações modernas, são um dos alvos mais apetecíveis desses críticos, pelo impacto que causam no panorama visual dos ambientes públicos.
Ainda que não me identifique de todo com essa libertinagem maioritariamente irresponsável, julgo-a altamente potencial de valorização caso seja domesticada àquilo a que designamos por ordem pública e deveres cívicos.
Gostaria no entanto de introduzir o motivo principal deste texto. Cabe a cada um apelidar de graffiti o que bem entender, pelo que a sua crítica em muito dependerá da análise efectuada. A vertente menos louvável desta prática, tende a ser o motor de toda a definição do termo, abrindo, a meu ver portas, para a amplificação da abrangência do termo.
Posto isto, dificilmente me demoverão da conclusão de que todas as pinturas recentemente espalhadas por alguns espaços públicos (como nas redondezas do Hospital de São João, no Porto) informando e quiçá apelando à greve no dia 30 de Maio, são formas de manifestação tão ou mais condenáveis como o graffiti. Ainda hoje se podem ver nas fechadas e pisos estas pinturas, dado que ninguém apareceu para a impedir o seu entendimento como lixo e irresponsabilidade.
Como poderão, pois, querer barrar e impor-se contra os graffitis todos os autarcas que fecham os olhos a pinturas como a da greve? Trata-se de um alibi para os que persistem na criação da pintura urbana. Não é crível que se adoptem certos actos equivalentes aos menos desejados, segundo normas e sentimentos vários, e que se assuma uma moral, póstuma do pensamento, para minimizar o que quer que seja.

1 comentário:

  1. Quanto aos graffitis que se ve normalmente pela rua, existe de tudo: desde os rabiscos incompreensiveis que sao pura e simplemente poluição visual (na minha opinião) até às mais belas "pinturas de parede". Agora, o que condeno completamente sao graffitis politicos, porque para além de mandaram mensagens do "momento" (como o exemplo da greve) também ficam lá muito tempo. Eu recordo-me de graffitis que "informavam" de uma greve ou encontro politico, que permaneceu anos após esses acontecimentos. Fica aki a minha opinião

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...