Procurar:

Sobre os ciclos de sono

Share it Please
A ritmos cada vez mais frenéticos, o sono tem sido o patinho feio da vida privada, sacrificado para dar azo ao cumprimento de todas as rotinas necessárias.
Tendo por base a ideia de que se o deixassem o ser humano descansaria um pouco mais do que o tempo que está acordado, haveria lugar a um contínuo deslocamento do sono em cerca de 1 ou 2 horas diárias. Isto é um pouco o que sucede com a juventude em férias que altera a sua rotina normal de sono pela liberdade de dormir até saciar, implicando isso alteração do estado de vigília.
Ocorre então que as exigências do meio, distribuídas pelos vários papéis desempenhados por cada um, exige que se abdique da actividade dormitória para que haja espaço de manobra para concluir tudo o que é pedido. Isso acontece com os adultos que subtraem horas de sono em troca de algum prazer ao serão ou aos jovens que entram com os estudos pela noite.
Quem já experimentou sabe que dormir pouco tem efeitos positivos na força da preguiça ao levantar bem como na sonolência diurna, pois curiosamente quem dorme mais parece querer dormir ainda mais.
Se a serventia de dormir pouco é assumida na obtenção de tempo para expedição de tarefas, não se pode dizer que seja o cérebro neutro a tal prática. Apelando desta vez à experiência de quem já dormiu até fartar, julgo ser de comum acordo que um acordar natural e saciado dá lugar a um dia de maior vigor mental, com disposição mais positiva ou com ânimo menos pesado.
Afastada a hipótese de dormir correctamente, recorre-se então ao acumular de cansaço pelas semanas, ressarcindo o corpo por vezes no decorrer dos dias e projectando no fim-de-semana a recuperação. Tal hábito, faz lembrar alguém que respira naturalmente aos fins-de-semana e que passa depois a semana a mergulhar em água e submergir apenas para respirar o tempo suficiente para não sucumbir.

1 comentário:

  1. Concordo contigo quando dizes que quem quer dormir ainda mais é quem mais dorme.Considero que tal facto terá a ver não com a pura e inocente preguiça,mas com algo mais profundo que remete à maneira de ser do Homem.A ambição de querer sempre mais,mais notas,mais dinheiro,mais férias,mais conforto,por exemplo.A introdução desta mentalidade de uma maneira avassaladora,faz com que até de uma forma inconsciente (no sono) estejamos ávidos por mais.

    Abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...