Procurar:

Sobre a diferenciação das pessoas

Share it Please
Num primeiro momento, mediante certas perguntas acerca dos hábitos ou costumes, as pessoas tendem a convergir nas respostas. Gosta de ler, gosta de navegar na internet, gosta de ver televisão, gosta de cozinhar. Torna-se redutor perguntar meramente estas coisas às pessoas, pois a falta de novidade e originalidade assomará certamente a entrevista.
Sob a ilusão de que todas gostam do mesmo, as pessoas parecem banais. Há que explorar, então, aquilo que está implícito nas suas respostas, mas que não se revela por si: o que é que a pessoa lê, que site é que visita, de que programas, filmes ou séries é fã, ou ainda que pratos prefere cozinhar.
Estar ciente de que responder a estas questões apresentando apenas o mínimo, é revelar-se desinteressante, pode constituir um vector que leve a que se diga sempre um pouco mais do que o mínimo.
Em termos superficiais, as vidas das pessoas pouco diferem das nossas, sobretudo atendendo a que culturalmente as pessoas ficam niveladas nos seus gostos e preferências. Dizer que se estuda, que se trabalha, que sai à noite, que se passeia, que pratica desporto, que se vai às compras, nada vale no que remete para o acrescentar valor às conversas: para se ser diferente e cativante tem de se introduzir os elementos diferenciadores da nossa pessoa face à banalidade dessas informações.
Surgem por vezes na televisão cidadãos e cidadãs perfeitamente ignorantes desta matéria, que acham prestar um válido serviço ao país dando informações perfeitamente nulas de valor, respondendo secamente a perguntas e ficando à espera de novas questões para repetir este estilo de resposta.
Quer nas conversas diárias, quer em qualquer outro contexto, uma pergunta é um ponto de partida e oportunidade para mostrarmos quem somos, e isso só se consegue superando a neutralidade que a nossa vida pode parecer à custa da nossa incapacidade para a diferenciar. Temos em nós o poder de nos mostrarmos únicos, basta vencer a barreira do senso comum. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...