Procurar:

Sobre a globalização e as oportunidades de sucesso

Share it Please

Instituiu-se uma alargada noção de que a globalização aumenta a competição entre os indivíduos, que passam assim a competir à escala global, uns com os outros.
Aquilo que é mais endógeno ao fenómeno da globalização, e que merece ser aquiescido quando se aborda as vantagens e desvantagens do mesmo, é que a globalização proporciona um traço muito importante e que outrora era de mais remota existência: com tanta oferta e tanta procura em causa, encontrar um local onde as nossas capacidades possam ser devidamente apreciadas torna-se mais fácil do alguma vez jamais foi. Num exercício de imaginação posso pensar que nos tempos da revolução industrial os operários se tivessem de cingir às suas funções e esquecer as suas capacidades, pois pouco serviam para o rotineiro trabalho fabril.
Nos tempos que correm, trabalhador algum tem de suportar passivamente a frustração de achar não conseguir desenvolver todo o seu potencial, em determinada local de trabalho, ou de achar que não lhe é atribuído o valor que sente ter.
A globalização trás consigo esta hipótese de o trabalhador poder ponderar mudar-se para onde possa espraiar as suas competências e capacidades. Aliada à forte dinâmica de comunicação e informação, um indivíduo consegue chegar às oportunidades que pretenda ter, as quais poderão ser detectadas com idêntica facilidade caso estejam no outro lado da rua ou no outro lado do oceano.
É importante ter esta noção, porque nos tempos de hoje ser escravo de um posto de trabalho está fora de questão. Desde que se revista a mente de espírito aventureiro, com algum empreendorismo poderemos mudar-nos para onde sejamos devidamente apreciados, para onde deixemos de ter de lutar diariamente contra a forma de ser que temos por natureza, para que cumpramos com o pretendido pelo empregador.
É que o tempo perdido em vãs disputas e discussões no local onde sejamos parte do problema, pode ser usado para encontrar quem aprecie o que temos para dar.

1 comentário:

  1. É sem exagero que digo que este é dos melhores textos que li sobre o tema. Pena é que ainda se olhe com desconfiança para esse fenómeno, principalmente em tempos de crise como os actuais...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...