Procurar:

Sobre as mulheres ao volante*

Share it Please

*Nuno Cardoso escreveu um texto na qualidade de Amigo do 3vial e é o terceiro participante desta iniciativa:

                1028057_4812_625x1000 

Desde que tirei a carta de condução e comecei a conduzir com frequência, passei a reparar mais no comportamento dos outros condutores e nas infracções que cometem. Isto levou-me a pensar quem é mais inseguro ao volante, se os homens ou as mulheres.

Na minha opinião e com base no que tenho visto e ouvido, concluo que são as mulheres. Noto que, talvez por distracção ou insegurança, as mulheres tendem a fazer manobras perigosas, como muitas mudanças de faixa porque se enganam, conduzir ao telemóvel enquanto estacionam, contornam rotundas, ou vão a ultrapassar, etc. Duvido que nunca ninguém tenha falado ao telemóvel enquanto conduzia, mas parece-me que as condutoras ficam mais alheadas da estrada do que os homens. Mesmo sem o telemóvel, tenho verificado o desrespeito, por distracção, de várias normas de trânsito e outros condutores, tal como parar o carro em qualquer local obstruindo o trânsito, abrir a porta sem ver se vão a passar automóveis e chegou-me aos ouvidos até que uma senhora fez marcha atrás numa rotunda, porque tinha passado a saída dela.

Os homens cometem erros na condução geralmente por excesso de confiança ou exibicionismo, mas parece-me que são erros menos graves, no entanto, também é preciso ter cuidado, existem sempre casos extremos.

Não quero com isto dizer que todas as mulheres são inseguras ao volante, aliás, tem-se verificado que cada vez mais mulheres condutoras de transportes públicos e um caso de sucesso na condução feminina, a Elisabete Jacinto.

Concluindo, não podemos facilitar na condução, e fica o meu apelo a que toda a gente cumpra as normas de trânsito, eu próprio estou a tentar mudar o meu comportamento na estrada.

Como o meu avô dizia, “O carro é como uma arma”.

2 comentários:

  1. Caro Nuno,

    Aquilo que desde logo assinalei sobre o teu texto é a não referência ao facto de haver muitos mais homens a conduzir do que mulheres e de, por conseguinte, toda a tua alusão à maior propensão das mulheres para uma condução acidentada se baseia numa comparação relativa entre a tua percepção dos acidentes envolvendo mulheres e a tua percepção do número de mulheres na estrada.

    Prefiro não concordar nem discordar contigo relativamente à tese que aqui expões, optando antes por dizer que os acidentes envolvendo homens podem ser mais associados ao erro humano por excesso de confiança e irresponsabilidade, o que em si não é motivo de orgulho algum.

    A mulheres, parece-me, têm acidentes mais relacionados com falta de destreza, com stress no trânsito, com falta de reflexos.

    Parabéns pelo texto, em particular pela forma como o encerras. Concordo plenamente com essa afirmação bélica.

    Obrigado por teres aderido à iniciativa!

    Abraço,

    Marcelo Melo

    ResponderEliminar
  2. posso discordar deste texto?!?!
    a única pessoa que me bateu no carro foi um HOMEM! se calhar era porque estava distraído... não sei bem...

    Beijinho
    Rita

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...